Comentário de Silvana Marcia Schilive sobre o conto “Estratagema”

Este comentário foi escrito e enviado por Silvana Marcia Schilive sobre o conto “Estratagema”, presente no livro Passagem estreita (Carlini & Caniato, 2019) de Divanize Carbonieri. O conto também pode ser lido aqui: (http://ruidomanifesto.org/estratagema-um-conto-de-divanize-carbonieri/).

 

***

 

“Estratagema” é um conto de Divanize Carbonieri, publicado no site Ruído Manifesto e que faz parte do livro Passagem estreita. A leitura do texto foi com um mergulho profundo nas águas do meu ser. Retornar à tona e percorrer as ruelas da minha vida, de ônibus, de carro, a pé… Me fez deparar constantemente com Esmeraldinas, Otônios, Tininhas e Jaciras. Trouxe reflexões sobre os seres invisíveis que perambulam por aí. A vida como um castigo. A fome como companhia e o alimento como privilégio. Eis que caminho com os pés de Esmeraldina, olho para o buraco de nossa sociedade e vejo os invisíveis perambulando sob o mesmo céu, banhando-se no mesmo riacho sangrento que corre nas vielas da vida. Ah! Esmeraldina, senti desejo de te abraçar, te vestir, te servir uma sopa quente e preparar-te uma cama macia e cheirosa. Para você não deu tempo, outras Esmeraldinas encontrarei…

 

*

 

Silvana Marcia Schilive nasceu numa minúscula cidade rodeada de cafezal. Subir em árvores e brincar nas ruelas eram suas brincadeiras favoritas, até descobrir que com um livro aberto seria capaz de decolar… Depois de vagar por diversos cursos, mergulhou em Letras e ainda continua inteiramente imersa nessa área. Seu último livro publicado foi Sabores e amores pela editora Chiado em 2017. Participou de algumas antologias sendo a última pelo Mulherio das Letras. Criou a personagem Vó Totonha, uma senhorinha espevitada que viaja pelas escolas com uma enorme mala antiga, levando gratuitamente poemas e sorrisos. Para ter acesso a alguns de seus fotopoemas, só clicar aqui: (http://ruidomanifesto.org/seis-foto-poemas-de-silvana-marcia-schilive/).